A Igreja não tem garantias de que ela sempre terá um papa (sem interrupções); mas quando ela possui um, é garantida à ela um que seja Católico.

Tuesday, February 7, 2017

Novos-velhos argumentos dos "Reconhecer & Resistir" (FSSPX, Resistência, etc.)

Dado o grande número de pessoas que a cada dia vão acordando para a triste realidade/reconhecimento a respeito da vacância da Sé, parece que os aderentes da posição R&R vão se encontrando mais e mais incomodados. Muitos deles se incomodam porque eles realmente acreditam poder "reconhecer" o papa, ainda que não obedecendo-o em absolutamente nada. Outros porque se preocupam com a parte política-financeira e a perda substancial de fiéis. A intenção do artigo é apontar seus erros, e não tentar decifrar quais deles erram honestamente e quais erram por maldade, isso compete a Deus. Dito isso, passemos a responder um dos últimos ataques, afinal, olhando rapidamente, eles podem parecer ir contra o sedevacantismo, quando, na verdade, não passam de julgamento temerário ou de uma total ignorância sobre o que se baseia a posição sedevacantista.


Argumento #1


"Omitir o nome do Papa no Cânon da Missa é equivalente a declarar-se fora da Igreja, e tal atitude tornaria a Missa mutilada e incompleta." (Papa Pelágio I) [1]


Resposta:

Ora, nenhum sedevacantista nega que se alguém retirar o nome "do Papa" do Cânon da Missa, tal ato seria cismático e faria a Missa ser, neste caso, "mutilada e incompleta". Acontece que Bergoglio "não é papa"; ou seja, tais pessoas desconsideram a própria essência do que veio a ficar conhecido como "Sedevacantismo"; ou seja, a posição de que a Santa Sé encontra-se vacante porque hereges públicos não são católicos, e não-católicos não fazem parte da Igreja, e "aqueles que não fazem parte da Igreja, não podem ser sua cabeça". Portanto, não há como eles retirarem o nome "do papa" de coisa alguma, já que não há nenhum papa reinante. Hereges manifestos vestidos de branco em Roma não significa que "habemus papam".

“Seria absurdo pretender que um homem excluído da Igreja tenha autoridade na Igreja” (Papa Leão XIII, Satis Cognitum, § 75) (1896)

“Esse princípio é certíssimo. O não-cristão não pode, de maneira alguma, ser Papa, coisa que o próprio Caetano admite (lib. c. 26). A razão disso é que um indivíduo não tem como ser cabeça daquilo de que ele não é membro; ora, quem não é cristão não é membro da Igreja, e um herege manifesto não é cristão, tal como foi ensinado claramente por São Cipriano (lib. 4, epist. 2), Santo Atanásio (Scr. 2 cont. Arian.), Santo Agostinho (lib. de great. Christ. cap. 20), São Jerônimo (contra Lucifer) e outros; consequentemente, o herege manifesto não pode ser Papa.” (São Roberto Belarmino, De Romano Pontifice, lib. II, cap. xxx)




Argumento #2

"Catecismo de São Pio X - sobre o nono artigo do Credo dos Apóstolos:

A Igreja em particular

12 Pergunta: As muitas sociedades de pessoas batizadas, mas que não reconhecem o Pontífice Romano como Cabeça, não pertencem, portanto, à Igreja de Jesus Cristo?

R: Não, aqueles que não reconhecem o Pontífice Romano como sua Cabeça não pertencem à Igreja de Jesus Cristo."
[2]


Resposta:

Exato mesmo erro do argumento de número #1. Não reconhecer "o Papa" coloca-nos para FORA da Igreja; ora, qualquer sedevacantista reconhece isto. Acontece que não podemos, por outro lado, reconhecer HEREGES PÚBLICOS como o vigário de Cristo na terra. Gostaria que o pessoal da FSSPX/Resistência percebesse que, "reconhecer" o Pontífice Romano requer muito mais do que simplesmente dizer que o "reconhece" e colocar uma fotografia do mesmo na entrada de suas capelas.

"Agora, como é possível para um homem estar unido com o Vigário de Cristo, se ele rejeita sua autoridade sagrada, se ele viola os direitos em virtude daquilo que o Vigário assegura ser, na cabeça da Igreja, no centro da unidade, possuidor da primazia da ordem e jurisdição, e do divino poder transmitido para ele em toda plenitude de pastorear, reger e governar a Igreja Universal?" [Papa Gregório XVI, Encíclica Commissum divinitus 1835]

"Em erro perigoso estão, pois, aqueles que julgam poder unir-se a Cristo, Cabeça da Igreja, sem aderirem fielmente ao Seu Vigário na Terra." (Papa Bonifácio III, Carta Apostólica Unam Sanctam)

"...estão separados da comunhão da Igreja aqueles que não estão em concordância com a Sé Apostólica". [Papa Pio IX, Letter from the Holy Office, Sept. 16 1864]

"Encontram-se em perigoso erro, portanto, aqueles que pensam poder estar com Cristo, cabeça da Igreja, sem aderir fielmente ao seu Vigário na terra." [Papa Pio XII, Encíclica Mystici Corporis 1943]

"Ninguém está na Igreja de Cristo, e ninguém permanece nela, a não ser que ele reconheça e ACEITE COM OBEDIÊNCIA a autoridade e poder de Pedro e seus legítimos sucessores". [Papa Pio XI, Encíclica Mortalium Animos, 1928]

Ou seja, será que eles não percebem que, objetivamente falando, são eles que se encontram em "perigoso erro", ou "fora da Igreja", por acreditarem ser possível reconhecer o Vigário de Cristo, mas rejeitar sua "autoridade, seu direito e seu divino poder"???



Argumento #3


"O papa é cabeça da "igreja Conciliar", mas também da Igreja Católica." [3]

Resposta:


O argumento é ilógico e blasfemo, ainda que essa não seja suas intenções.

"Os apóstolos e seus sucessores são vigários de Deus no governo da Igreja, que é construída sobre a fé e os sacramentos da fé. Portanto, da mesma forma que ela não pode instituir uma outra Igreja, ela não pode oferecer uma outra fé, nem instituir outros sacramentos."
[São Tomás de Aquino, Summa Theologica, III, q. 64, art. 2, ad. 3]




Argumento #4


Acreditem ou não, os aderentes do R&R retiram coisas desse tipo da cartola:

"O Papa ou a Igreja? Magistério Ordinário autêntico ou Magistério Falível... " [4]

Resposta:

Deixemos que o Papa Leão XIII ensine-lhes uma lição: 


"Essa é nossa última lição para vocês: receba e grave em suas mentes todos vocês: pelo mandamento de Deus, a salvação não é encontrada em nenhum lugar que não seja na Igreja, o instrumento forte e efetivo da salvação não é nada mais que o Pontificado Romano". [Allocution for the 25th anniversary of his election, 1903]

E o Papa Pio IX também: 


"A Igreja nunca pode ser conciliada com o erro, e o Papa não pode estar separado da Igreja". [Allocution to Roman pilgrims from abroad, November 27, 1871]

"Ubi ergo Petrus, ibi Ecclesia; ubi Ecclesia, ibi nulla mors sed vita aeterna - Aonde está Pedro, aí está a Igreja. Aonde está a Igreja, lá a morte não se encontra, mas a vida eterna." [Santo Ambrósio: In Psalmum XL Enarratio, PL XIV, 1134]

Logo, querer colocar a Igreja e o Vigário de Cristo como coisas distintas, adversárias ou contraditórias é no mínimo ilógico, e objetivamente herético.




Argumento #5


"O papa Francisco é um herege que não possui a fé, nós admitimos, mas nós não podemos julgá-lo, temos que esperar pela Igreja." [5]

Resposta:

"Um papa que se torna um herege manifesto perde automaticamente seu ofício... e toda sua jurisdição". [São Roberto Belarmino, De Romano Pontifice, II, 30]

"Se um papa, como pessoa privada, jamais caísse em heresia, ele cairia de seu pontificado de uma só vez." [Santo Afonso Ligório, Oeuvres Completés. 9:232]

“Seria absurdo pretender que um homem excluído da Igreja tenha autoridade na Igreja” (Papa Leão XIII, Satis Cognitum, § 75) (1896)

“Esse princípio é certíssimo. O não-cristão não pode, de maneira alguma, ser Papa, coisa que o próprio Caetano admite (lib. c. 26). A razão disso é que um indivíduo não tem como ser cabeça daquilo de que ele não é membro; ora, quem não é cristão não é membro da Igreja, e um herege manifesto não é cristão, tal como foi ensinado claramente por São Cipriano (lib. 4, epist. 2), Santo Atanásio (Scr. 2 cont. Arian.), Santo Agostinho (lib. de great. Christ. cap. 20), São Jerônimo (contra Lucifer) e outros; consequentemente, o herege manifesto não pode ser Papa.” (São Roberto Belarmino, De Romano Pontifice, lib. II, cap. xxx)

Canon 188.4, do Código de Direito Canônico de 1917:

“Há certas causas as quais efetuam a tácita (silenciosa) demissão de um posto, cuja demissão é aceita antecipadamente pela operação da lei, e, por conseguinte, são efetivas sem qualquer declaração. Essas causas são… (4) se ele publicamente deserdou da fé.”

Muitas outras citações e exemplos poderiam ser dados, mas creio que estes sejam suficientes no momento.



Argumento #6


"O sedevacantismo não pode estar certo porque Nossa Senhora em Fátima disse que um Papa iria consagrar a Rússia ao Imaculado Coração de Maria, se não há papa, não há consagração; mas como Nossa Senhora não pode falhar, falho então é o sedevacantismo." [6]

Resposta:

Primeiramente, para o Católico, a Revelação Divina (Sagrada Escritura e Tradição) sempre estará a frente da Revelação Privada (Aparições, visões, etc.), caso elas se contradigam.

Consequentemente, sabemos pela Revelação Divina que Deus estabeleceu uma Igreja "Santa", e que Ele prometeu em "perpetuidade" o Seu infalível auxílio através do Espírito Santo a "Pedro e seus sucessores". Logo, se testemunhamos um "Pedro" herege, blasfemo, apóstata, excomungado, sabemos que ele não pode ser o verdadeiro e legítimo Pedro, caso contrário a promessa de Cristo teria sido falsa.

Por outro lado, sabemos que os Modernistas tiveram oportunidades mil para distorcer documentos, omitir segredos e, aparentemente, até inventar uma outra irmã Lúcia para criar uma nova mensagem de Fátima. Logo, o que nos garante que eles não tenham mudado significativamente sua essência ou suas mensagens e segredos? Quem nos garante, por exemplo, que o famoso Terceiro Segredo não seria para alertar-nos sobre esses falsos papas das últimas décadas? Afinal, a data alegada para a sua revelação ("no mais tardar 1960"), coincide com a época em que surgiria o primeiro falso papa (1958). Curioso, não? Quem sabe a verdadeira mensagem de Fátima não esteja mais intimamente ligada com a vacância da Sé do que imaginamos? Eu diria que tal hipótese não é de se descartar...

E, para terminar, o sedevacantismo não nega que poderemos voltar a ter um papa no dia de amanhã, logo, tal consagração poderia ser cumprida sem qualquer problema.



Argumento #7


"Os Sedevacantistas julgam o papa". [7]

Nada mais longe da verdade. Não há como nós, os sedevacantistas, julgarmos o papa se no presente momento não há papa. Se nós tivéssemos, tenha certeza que o obedeceríamos e respeitaríamos. A FSSPX, Resistência e afins, por outro lado, acreditam que estes homens sejam papas, e ainda assim desobedecem, desrespeitam e até caçoam da pessoa que eles chamam de papa.

Acreditem ou não, até abaixo assinado eles fazem para "tentar depô-lo". Como se pudéssemos julgar o Vigário de Cristo na terra (o homem que a Igreja ensina infalivelmente não poder ser julgado por ninguém nesse mundo), com um mero apanhado de assinaturas. Seria risório se não fosse trágico tal atitude. Alguns chegam a ter a audácia de admitir que 'Francisco' venha a ser um anti-papa, ou mesmo o anti-Cristo, mas jamais que a Sé esteja vacante... Isso que eu chamo de uma diabólica contradição.


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[1] Unbrandable @ Cor-Mariae  "[Papa] Pelagius I disse que omiti-lo [una cum famulo] seria equivalente a declarar-se fora da Igreja, enquanto que de acordo com Ennódio de Pavia iria tornar o sacrifício mutilado e incompleto" (The Sacramentary: Historical and Liturgical Notes Sobre o Missal Romano, Ildefonso Schuster, Vol. I, página 273)

[2] Martius @ Cor-Mariae http://cor-mariae.com/index.php?threads/sedevacantism-is-creeping-into-the-false-resistance.4848/


[3] Dominicans of Avrillé e Padre Trincado http://nonpossumus-vcr.blogspot.com.br/2014/08/una-jerarquia-para-dos-iglesias.html


[4] O delirante e comediante Br. Athanasius/Sean Johnson/Seraphim @ ABLF3 http://ablf3.com/threads/the-authentic-magisterium-saves-us-from-sedevacantism.842/


[5] Padre Chazal a partir do minuto 44:50 https://www.youtube.com/watch?v=zkoG3rznTwQ  


[6] 
Fatima Center, Rev. Nicholas Gruner e praticamente todo o restante dos grupos R&R.


[7] Praticamente todo meio relacionado a FSSPX e Resistência usam esse "argumento".


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