A Igreja não tem garantias de que ela sempre terá um papa (sem interrupções); mas quando ela possui um, é garantida à ela um que seja Católico.

Saturday, September 10, 2016

O Limite Católico


(I) Devido ao fato de que muitos dos pontos que eu trago para os artigos estão sendo negligenciados ou esquecidos, decidi destacá-los em uma série de artigos. Vou acrescentar outros pontos relativos ao sedevacantismo e aos ataques a ele.

A posição atual da maioria de todos os sedevacantistas é a de que nenhum dos papas do Vaticano II perdeu o pontificado. [Pois] Eles nunca o tiveram. Portanto, todos os argumentos sobre um papa perder seu ofício, na verdade, não se aplicam ao sedevacantismo.

No entanto, nossa posição é a mesma sobre como um papa perde seu ofício por meio da heresia, apostasia ou cisma. Ele o perde automaticamente, por si mesmo, sem [a necessidade de] uma declaração da Igreja. Isso é chamado de deserção da fé e os cânones 188,4 e 1325 os cobrem.


De acordo com a Igreja, ninguém, nem mesmo toda a Igreja, pode julgar ou declarar um verdadeiro papa como um antipapa herético. Ninguém é necessário dizer que um antipapa é um antipapa. Portanto, todos os argumentos que defendem julgar ou declarar um verdadeiro papa como sendo herético são, intrinsecamente, uma própria heresia.


https://stevensperay.wordpress.com/2016/09/01/the-catholic-bottom-line/


=======


(II) A Igreja fundada por Cristo é Santa. Esta segunda marca da Igreja é de fide.

O Concílio Vaticano I declarou que "na Sé Apostólica a religião Católica foi sempre preservada sem mácula, e santa doutrina celebrada."

O Concílio de Trento, Sessão XXII, Can. 7: Se alguém disser que as cerimonias, as vestimentas, e sinais exteriores, que a Igreja Católica usa na celebração das missas, são incentivos para a impiedade, ao invés de serviços de piedade: seja anátema [cf. n. 943]. (D. 954.)

Papa Gregório XVI declarou: "Além disso, a disciplina sancionada pela Igreja não deve nunca ser rejeitada ou dita contrária a determinados princípios da lei natural. Ela não deve nunca ser chamada aleijada, ou imperfeita, ou sujeita à autoridade civil ". (Mirari Vos)

Papa Leão XIII declarou: "Deve se ter, também, o apropriado e devoto culto de Deus, que é para ser encontrado principalmente no sacrifício divino e na dispensação dos Sacramentos, bem como nas salutares leis e disciplina. Tudo isso deve ser encontrado na Igreja, uma vez que ela continua a missão do Salvador para sempre. Somente a Igreja oferece tal religião para a raça humana - esse estado de perfeição absoluta - que Ele desejou, por assim dizer, ser incorporado na mesma. E só ela fornece os meios de salvação que corroboram com os conselhos ordinários da Providência". (Satis Cognitum)

O Papa Pio XI declarou: "Não menos importante entre as bênçãos que resultaram da pública e legítima honra prestada à Virgem e aos santos, é a perfeita e perpétua imunidade da Igreja contra o erro e heresia." (Quas Primas)

Uma Igreja que promove ensinamentos ou práticas heréticas ou errôneas por lei e decreto, não seria santa. Mesmo a liturgia é perfeita. Este artigo de fé é negado por muitos porque as leis, a liturgia, as práticas,ou as doutrinas, são consideradas aleijadas, prejudiciais e profanas.

(Comentário) Uma vez que a Enciclopédia Católica foi recentemente objeto de recurso para os círculos R & R (no contexto da infalibilidade da canonizações), eu suponho que nenhuma objeção seria levantada na citação do seguinte excerto, da mesma obra, sobre o tema do "Cisma" (ênfases em negrito meus):

"Vários motivos foram apresentados para justificar Cisma:

(1) Alguns reivindicaram a introdução de abusos na Igreja, novidades dogmáticas e litúrgicas, superstições, pelas quais eles são permitidos, ou mesmo obrigados, a não se aliarem .... As doutrinas dos Padres excluem, a priori ,qualquer tentativa de justificação; usando as mesmas palavras deles: é proibido para os indivíduos, Igrejas particulares ou nacionais se constituírem juízes da Igreja universal...".

https://stevensperay.wordpress.com/2016/09/05/the-catholic-bottom-line-part-ii/#comments

No comments:

Post a Comment