A Igreja não tem garantias de que ela sempre terá um papa (sem interrupções); mas quando ela possui um, é garantida à ela um que seja Católico.

Thursday, July 14, 2016

Como posso saber se tenho vocação ao sacerdócio?



 A vocação ao sacerdócio é simplesmente a vontade de Deus de você se tornar um padre. O problema surge em conhecer a vontade de Deus para você nesta vida. Vocações não costumam acontecer por visões ou vozes interiores, mas sim por sinais - sinais em seu caráter, piedade e inclinações que o Espírito Santo está movendo você para o sacerdócio. Estes são os sinais comuns da vocação:
Seminário Tradicional Most
 Holy Trinity - vista aérea

A inclinação genuína e constante de espírito para servir a Deus como padre. Você se sente atraído pela vida de sacerdote e as coisas eclesiásticas. Você pode estar interessado na liturgia, dogma sagrado, ou a obra missionária. Há algo sobre o sacerdócio que atrai você.
Um desejo genuíno de promover a glória de Deus e da Sua Igreja e pela salvação das almas. Este é o verdadeiro trabalho do sacerdote, e isso às vezes exige grandes sacrifícios. Este é o único verdadeiro motivo de se tornar um padre. Seria errado se tornar um padre pelo motivo errado, por exemplo, para que as pessoas tenham grande respeito por você.
Uma boa vida moral. Um dos sinais de não se ter vocação é a incapacidade de ficar sem pecado mortal por um longo tempo. Mas esta exigência não significa que você deve ser um santo para considerar o sacerdócio; isso simplesmente significa que você deve ser sério em relação sua vida espiritual, que você freqüente os sacramentos frequentemente, evite ocasiões de pecado, e levar uma vida recta.
Piedade. A vida de um sacerdote é uma vida de oração, e parte de uma vocação ao sacerdócio é uma inclinação à oração - oração litúrgica e oração privada.
Estabilidade emocional. O sacerdote deve ser um pai para todos, e deve suportar os problemas de todos, e não pode ser complicado por problemas emocionais e psicológicos.
Inteligência básica, pelo menos. O sacerdote deve transmitir fielmente a doutrina católica aos fiéis, e com precisão diagnosticar seus pecados no confessionário. Por isso, ele deve ter a capacidade intelectual pelo menos mediana para passar seus cursos no seminário.
Boa saúde física. O sacerdote deve estar em boa condição física, a fim de realizar o seu trabalho. Aqueles que sofrem de doenças crónicas ou que são deficientes não pode entrar no sacerdócio.

 E se eu estiver em dúvida sobre a minha vocação?

Você deve ir até um bom padre que você conheça e perguntar o que ele pensa. Peça a ele para ser seu confessor regular, e familiarizá-lo abertamente com todas as suas fraquezas e tentações, bem como seus pontos fortes e dons, e confiar nele para aconselhá-lo. Ainda mais importante, orar fervorosamente e perseverantemente a Deus que você seja iluminado nesta matéria.

Eu não deveria esperar para ir para o seminário até que eu seja mais velho ou ter me formado na faculdade?

Absolutamente não. A vocação é frequentemente perdida por atraso. Quatro anos de faculdade lhe dará apenas distrações, pesadas dívidas para pagar, tentações e cursos que não irá aproximá-lo do sacerdócio. Melhor atender ao chamado logo que você ouvi-lo. Lembre-se, também, que o seminário é aonde um jovem testa sua vocação para viver a vida clerical. Se você tem realmente uma vocação ou não, ficará claro depois de algum tempo no seminário.

____________________________

O Seminário da Santíssima Trindade (Most Holy Trinity) foi fundado em 1995 em um edifício em comum com a Escola Maria Auxiliadora em Warren, Michigan. Como era necessário que o seminário funcionasse em seus próprios local, o Seminário da Santíssima Trindade adquiriu 50 acres de terra em 2003 perto de Brooksville, Florida, (cerca de 50 minutos ao norte de Tampa), com vista para a construção de um novo edifício e relocação de suas operações para o local. A construção começou em abril de 2005. Em abril de 2008, o Seminário abriu oficialmente suas portas na nova instalação.

Seminário Tradicional Most Holy Trinity - vista frontal




No comments:

Post a Comment